Tenho certeza que quando você pensa nessa gostosura frita a primeira coisa que vem na sua mente é uma cena do seriado Chaves. Por ser extremamente popular aqui no Brasil é quase impossível desassociar a imagem do churros e do pobre menininho mexicano que morava em um barril.
Autor do Texto
Publicado dia 1 de Janeiro, 1970
Mas qual será a origem histórica dessa guloseima tão apreciada por nós da cultura latino-americana?!

De onde vem o Churros?

A grande verdade, é que segundo a PUC-SP o churros é uma comida muito, mas muito antiga mesmo e sua origem não tem data nem local certo para acontecer. Algumas histórias contadas, dizem que quem trouxe a iguaria para o continente foram, na verdade, os portugueses e não os espanhóis. Outras dizem que o doce foi importado pelos árabes quando estes tentaram invadir a península ibérica, mas a teoria mais aceita é de que o churros foi inventado por pastores espanhóis que vivam entre as montanhas. Eles faziam a massa frita com açúcar pois sua receita era simples e rápida e, por isso, não precisavam descer até as cidades com muita frequência para poder arranjar o que comer.

No Brasil, essa iguaria chegou mesmo no ano de 1963 com a vinda de comerciantes espanhóis ao país e ficou extremamente popular na cidade de São Paulo, quando foram criadas nos anos 1970 as primeiras casas de churros em solo brasileiro.

Churros sem recheio?!

Apesar de sua origem não tão certa, hoje em dia temos a sensação de que os churros são iguarias mexicanas, até por causa das várias tradições levam a presença do doce, como o "Dia de los Muertos" por exemplo, onde as crianças recebem o aperitivo como presente nas festanças da vizinhança onde moram.

Mas os churros são, na verdade, muito apreciados por diversas culturas do mundo. São populares nos Estados Unidos, na Inglaterra, França, Portugal e muito outros países. A grande diferença do nosso querido churros brasileiro com estes comidos no exterior é que eles não são recheados.

Isso mesmo! Apesar de a massa ser a mesma, em outros países é muito comum que churros sejam servidos sem recheio e que seu único acompanhamento seja uma xícara de café. Entretanto, em algumas culturas, a iguaria é servida junto com um pequeno frasco cheio de chocolate quente para que o churros seja mergulhado antes de ser consumido.

Com o que podemos rechear churros?

O costume de rechear os churros surgiu com a vinda desta iguaria para o continente latino-americano. Onde, além do chocolate, acompanhante já natural do doce em diversas partes do mundo, foram surgindo outros tipos de recheio que aos poucos foram conquistando o coração de todos os amantes do prato.

O churros recheados com doce de leite e chocolate com baunilha, por exemplo, são cortesia de nossos conterrâneos da Argentina, Peru, Chile e do próprio México. Na região de Cuba, os churros são consumidos com uma combinação muito inusitada e deliciosa, a "fruta da guava" mais popularmente conhecida como nossa querida goiabada.

Para finalizar, no Uruguai, nossa massa frita coberta de açúcar e canela é degustada não com algum outro doce mas sim com uma iguaria bem salgada e apreciadíssima por todo o mundo, o queijo derretido.

Apesar de coberta com açúcar, a própria massa do churros não é adocicada, podendo ser usada para complementar o gosto de iguarias sem que cause uma grande divergência de sabores. Não importa se a combinação é doce ou salgada a massa é o componente perfeito para abrigar o recheio derretido e dar a ele a temperatura e a crocância necessárias para fazer tinir o paladar de todo apaixonado por culinária. E você, qual seu recheio favorito?

Ingredientes:

Ingredientes

  1. 1x Pacote de Churros recheados e deliciosos da Cremozinn

Modo de preparo :

Preparo

  1. Aqueça óleo em uma panela com a temperatura de 180ºC por 5 minutos antes de abrir o pacote. Após o óleo esquentar abra seu pacote de churros da Cremozinn e coloque-os ainda congelados na panela de óleo fervente. (Cuidado!!! Use a ajuda de uma colher este procedimento, não jogue os churros diretamente na panela).

  2. Retire os churros do óleo assim que ficarem dourados e, para dar um toque especial, coloque-os, ainda quentes, em um pote contendo uma mistura de canela com açúcar.

  3. Depois de cobrir a massa com essa cobertura deliciosa é só sentar, preparar um café e saborear o delicioso sabor dos Churros Recheados da Cremozinn.

Curiosidade extra:

El Chavo del 8

Você sabia que, na verdade, Chaves não é o nome do menino que aparece no tão famoso seriado "Chaves"?! O que muita gente não sabe sobre a série mexicana é que durante a sua tradução, aqui no Brasil, o nome "Chaves" foi feito como uma adaptação para a palavra "Chavo" que no espanhol mexicano significa "menino".

O nome original da série é "El Chavo del 8" que em tradução literal significa "O menino do 8". O título, em seu original, sugere que todos os personagens da vila não chamam o garoto por um nome próprio, mas sim de "menino", pois todos sabem que ele esta lá, mas ninguém realmente se interessa por conhecê-lo. O seriado também deixa claro que Chaves não mora em um barril e sim na casa número 8 da vila, onde vive com um responsável de saúde fraca que nunca teve condições de aparecer na série.

Roberto Bolanõs criou a comédia para satirizar a vida de crianças como o Menino. Que são esquecidas, ignoradas e julgadas por pessoas que nem mesmo conseguem lembrar seus nomes durante uma vida inteira e que, apesar dos poucos atos de empatia que recebem, conseguem viver a vida como crianças felizes e que buscam sempre seguir em frente com esperança em seu futuro.